DIctionary

009 - salgado - Impregnado ou salpicado de sal: manteiga salgada, peixe salgado. Que tem o gosto de sal. Exagerado: preço um tanto salgado. Gracioso, picante. O mesmo que salgadinho. Terrenos, pouco produtivos, na vizinhança do mar.
008 - chisteExpressão que provoca o riso; graça, pilhéria, facécia. Dito espirituoso.
007 - friável - Que se fragmenta facilmente. Esboroável. Minas: diz-se da rocha que se fragmenta facilmente.
006 - salada - Prato de legumes, verduras etc. que se serve frio. Iguaria composta de hortaliças, legumes crus ou cozidos, carne ou peixe, temperados com sal, vinagre e óleo. Reunião de coisas disparatadas; confusão, trapalhada. Mixórdia. Salada russa, legumes cortados em pequenos pedaços e temperados com maionese. As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores constrastantes e geralmente comidas frias. A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o tempero – sal de cozinha – que pode ser o único elemento extra desta combinação, embora normalmente seja mais elaborado.
005 - sal - Substância seca, dura, friável, de sabor acre, solúvel na água e que, ordinariamente, se emprega como tempero; cloreto de sódio. Química: composto que resulta da ação dos ácidos sobre as bases; composto resultante da substituição de um metal pelo hidrogênio básico dos ácidos. Graça, chiste: uma conversa com sal. Malícia espirituosa. Farmacologia: sal amargo, sal inglês, sal de Epsom ou sal de Sedlitz, sulfato de magnésio. Sal ático, modo sutil e delicado de pensar, de se exprimir. Sal de azedas, bioxalato de potássio. Sal amoníaco, cloreto de amônio. Sal de cozinha ou sal marinho, o sal comum, o cloreto de sódio. Sal infernal, antigo nome do nitrato de potássio; o mesmo que sal de nitro. Sal de Júpiter, cloreto de estanho. Sal de Saturno, acetato de chumbo. Sal de Glauber, sulfato de sódio. Sal iodado, sal de cozinha ao qual se acrescenta iodeto de sódio, usado como profilático do bócio endêmico. Religião: Sal da Terra, título dado por Jesus Cristo aos apóstolos, que significa, no entender dos teólogos, o princípio de conservação espiritual. Sal de Vichy, bicarbonato de sódio. Substâncias voláteis que se dão a respirar a uma pessoa desfalecida, com o fim de fazê-la recuperar os sentidos.
004 - gabarito - Medida Padrão. Régua ou modelo para aferimento de distâncias ou dimensões. Categoria; qualidade; classe; nível. Tabela de respostas das questões de uma prova. Capacidade; competência; talento. Modelo que serve para traçar, verificar ou controlar o perfil ou as dimensões que devem ter certos objetos. Medida padrão que regula a confecção de peças; a distância entre os trilhos de bondes e de vias férreas; a distância entre meios-fios de ruas etc. Nome que se dá ao limite regulamentar de altura a que devem obedecer as edificações dentro de determinada área. Instrumento destinado a verificar medida padrão. Categoria, hierarquia: pessoa de alto gabarito intelectual. O mesmo que gabari, molde, padrão, escantilhão.
003 - treinador - Pessoa que orienta um treino desportivo: um treinador de futebol. Que ou aquele que exercita ou que treina. Aquele que se ocupa do treinamento de cavalos, de desportistas etc. Diz-se de profissional que treina, que ensina; ADESTRADOR: profissional treinador de cavalos.
002 - pseudônimo - É um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artistas que não queira ou não possa assinar suas próprias obras. Nem sempre o pseudônimo é uma mudança total do nome, às vezes pode consistir na mudança de uma letra ou outra, frequentemente porque o portador acha seu nome de batismo "difícil". Nome falso ou suposto, com que um autor assina algumas ou todas as suas obras. Sob o aspecto jurídico, o pseudônimo é tutelado pela lei quando tenha adquirido a mesma importância do nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nomeWoody Allen (Allan Stewart Königsberg). 
001 - anônimo - aquele que não assina o que escreve; aquele cujo nome não é conhecido; aquele que se quer manter desconhecido; diz-se da sociedade comercial que não é designada pelo nome de nenhum dos associados; obscuro; desconhecido.

Nenhum comentário: