quinta-feira, 21 de junho de 2012

NY&CH X Cachorro Grande


Americana - Neil Young & Crazy Horse

Cachorro Grande (Baixo Augusta) X Neil Young (Americana), é lógico que a diferença é grande, mas o que quero comparar é a sonoridade, estilo, continuidade, a melhoria (?) ou não. Country Rock canadense e Rock inglês (gaúcho). Imaginem Neil tocando uma Vanera? Neil Young continua “cru” e excelente, mesmo após, sei lá, 50 anos. Compro discos de NY desde meus 17, 18 anos e sua diversidade, criatividade e qualidade, mesmo quando rústico, são seus maiores atrativos, pelo menos para mim. É original. Quando ouvi Cachorro Grande pela primeira vez, liguei: rock'n'roll puro - “cru”. Seguiram assim. Original. Já esse último trabalho da Cachorro Grande, mesmo ainda sendo Cachorro Grande, despertou menor interesse, até tenho o CD, mas, praticamente, não ouço (dá para baixar grátis no site deles). Nem sei se estou errando nesta análise econômica. Talvez não tenha escutado o sufiente para perceber algum detalhe especial. Americana me liberou essa comparação. Continuidade e continuidade modificada junto com sucesso não deve ser muito fácil. Mudar para testar o mercado e perder a característica que, exatamente, o levou ao comércio com sucesso, pode gerar um certo atraso ou risco. Algumas vezes dá certo, mas a mudança não pode ser muito drástica. Em Americana, NY&CH cantam e tocam musicas dos colonos americanos, em pleno 2012, com uma leitura musical renovada muito interessante. Gostei. No próximo da Cachorro gostaria de ouvir a velha pegada.
N.B. Não sou jornalista, apenas um normal consumidor de música (se descuidar, 24 horas por dia).

Nenhum comentário: